quarta-feira, 16 de março de 2011

Rock In Rio! A Essência acabou!



Olá Amigos do S&O! Venho hoje lhes falar sobre o que já foi um dos maiores eventos de Rock do mundo, lembro que em 1985 quando eu tinha 9 anos via a propaganda nas radios e na TV do Rock In Rio e ficava me imaginando lá, lógico que eu não podia ir, mas não custava sonhar. Bandas que eu ouvia como Scorpions, Paralamas e Barão Vermelho iriam se apresentar e eu ficava tocando a minha guitarra imaginária enquanto tomava banho e cantava Still Loving You a plenos pulmões. Mais tarde já com 15 anos em 1991 ainda tocando minha guitarra imaginária, o festival vinha com o som de Guns 'n Roses, Faith No More, Titãs, A-HA e Engenheiros do Hawaii. A turma de amigos sonhava com os shows daquelas bandas que embalou a nossa geração.


Não chega a ser um saudosismo, porque sempre fui eclético em matéria de música, mas aquilo era Rock, era anos 80 e começo dos ano 90, nós viviamos aquilo e o Rock In Rio era tudo que agente sonhava (tinha um ou outro artista que destoava no meio, mas...). Agora, perguntem aos jovens de hoje, que gostam realmente de Rock o que eles acham desse novo Rock In Rio. Perguntem se eles nao trocariam alguns dos artistas por outros. Pois é, é óbvio que a essência do evento se perdeu.

Mas, a mim, não assusta nem um pouco, venho assistindo a derrocada da música brasileira desde os anos 90. Grupos músicais que brilhavam naquela época vem perdendo espaço cada vez maior para as chamadas "Bandas dos 15 Minutos" ou as músicas com apelos sexuais. O apelo está escancarado na cara da gente, ligue um rádio (coisa que eu não faço mais) ou uma TV e lá está, a mídia nos empurra goela abaixo músicas de qualidade cada vez piores, artistas de qualidade cada vez mais somem das nossas vistas e quando aparecem é em algum programa de madrugada. Artistas de qualidade nós temos, podem procurar, nomes como Jorge Vercilo, Lenine, Teresa Cristina estão cada vez mais apagados (não se assuste se não conhecer esses nomes). O cenario do Rock propriamente dito  também está precário, quando uma bandinha dessas querem fazer sucesso o que é que eles fazem? REGRAVAM músicas antigas, é isso aí, falta arte, a verdadeira arte músical parece que nos abandonou. Quando isso vai mudar? não se sabe, enquanto a mídia achar que nós não temos intelecto suficiente pra escutarmos músicas de qualidade, estamos perdidos, ou será que isso tudo é somente por dinheiro, quem pagar mais, tem mais espaço? Hum! é de se pensar.

Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário