sexta-feira, 18 de março de 2011

Oposição Política: Negação Interna

Democracia : governo onde o povo exerce a soberania. Governo do povo, para o povo e pelo povo.  O nosso país deu um exemplo de  democracia nas últimas eleições, mas será  que  a soberania popular é exercida? Lógico que não. Temos o PT nos representando na presidência com projetos à serem realizados, como  a transposição das águas do rio São Francisco e outros tantos.  Sabemos das boas intenções da presidenta, mas de boas intenções o inferno tá cheio. O que quero dizer com isso ? Quero dizer  que o governo está muito bem representado e também o  foi durante o Grande Presidente Lula e tenho certeza que Dilma irá fazer muito pelo país, mas para a soberania  de  uma democracia e  para uma emancipação do povo é necessário uma outra perspectiva  além da atual.


Contudo,  uma democracia não se faz apenas com a situação. É necessária uma oposição e de preferência,  significativa. Dessa forma, observando o quadro politico brasileiro, notamos que a oposição no Brasil simplesmente não existe  e se existe está completamente fragmentada deixando de criar novas perspectivas para a política brasileira .   Penso agora no movimento dialético apregoado por Hegel onde tudo no universo existe em seu momento de afirmação , ou tese, onde essa tese   seria negada(antítese)   e comparada  e assim se chegaria a síntese,  a qual seria uma nova tese à ser negada, comparada e assim, sucessivamente. A oposição brasileira não tem como negar  os feitos do governo,   pois nem um projeto possui para o Brasil.  Está preocupada em sua falta de coesão, está negada  dentro da sua própria negação. Negação está que é de  perfil aristocrático, relembrando tempos do século XIX. Tal característica o povo não mais se identifica. O povo quer saber é de  bens de consumo, de melhoramentos imediatos,  de aumento da auto-estima. Por isso, o verdadeiro  papel da oposição seria o de buscar uma reflexão e renascer como a ave  Fênix e promover  uma outra visão para o futuro da politica brasileira. A síntese é extremamente necessária .

Portanto, diante dessa resumidíssima  análise , de um país  sem oposição significativa , poderíamos dizer que isso é bom para o país ou que limita a democracia? Será que as discussões intelectuais no congresso  serão do mesmo nível? Minha  preocupação está voltada  em  saber como o povo, de espírito tão democrático está assimilando a limitação da oposição política   brasileira , pois a emancipação política do povo  deve basear-se em mais de um parâmetro, seja governo ou oposição.

 Por Alexandre Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário