quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tragédia Em Escola do Rio: Vítimas e Vítimas

É com muito pesar pelas jovens vítimas da Escola Municipal Tasso da Silveira que escrevo este post. No começo da manhã, quem ligou a TV, assistiu o desenrolar de uma barbárie que tinha acabado de acontecer em uma escola do Rio de Janeiro. Quando eu liguei a TV e comecei a ver depoimentos de pessoas falando sobre tiros, crianças feridas, meu cérebro rapidamente procurava uma resposta para o que estava acontecendo, aos poucos comecei a entender e em menos de 2 minutos as lembranças de chacinas iguais nos EUA pipocavam na minha cabeça. As cenas se repetiam, estavam falando em português, a “chacina das escolas” tinha chegado até aqui.

Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, rapaz tímido por natureza, armado com um revólver calibre 38 e outro 32, abriu fogo contra crianças, matou 12 estudantes (ainda não oficial) e ao ser atingido pelo sargento Marcio Alves, se mata, pondo fim a sua história e nos deixando uma lacuna. Por que Wellington fez isso? Um rapaz que a timidez era a única coisa que se deixava ver. Nenhuma reclamação de vizinhos, de colegas, era só mais um rapaz tímido vivendo a sua vida normalmente. Isso era o que se via. A verdade sobre ele, quem achava que o conhecia, só descobriu no dia da sua morte.

A família, de acordo com a reportagem do Jornal Nacional de hoje, já havia notado distúrbios de personalidade do rapaz, pensamentos de assassinatos usando aviões, históricos de sites sobre armas e tiros no seu computador e na carta que ele deixou uma mistura distorcida de várias religiões. Islamismo - “Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão...”. Judia Messiânica – “os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão...”. Cristianismo – “Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida eterna...”. Ao que parece, Wellington criou a sua própria religião e não se sabe por que, essa religião lhe dizia pra matar e matar premeditadamente. Leitores, os mentalmente sugestíveis e as religiões nunca combinaram e com os mentalmente insanos pode se transformar numa tragédia.

Segundo os psicólogos, pessoas desse tipo abrem fogo contra quem os fizeram se sentir menosprezados, humilhados, colocando a culpa em alguém ou algo de suas frustrações, os culpam por seu sofrimentos, sabendo-se incapazes de viver, matam e com a culpa da morte em suas costas, o suicídio é a única alternativa. Existe algum culpado por tudo isso? Talvez a família por serem negligentes com os sinais evidentes de insanidade, talvez a sociedade, talvez a religião, talvez todos. O que se sabe é que pais perderam filhos, irmãos perderam irmãos e nada fará com que retornem para o seio de suas famílias. O que se pode fazer é cada um fazer a sua pequena parte, cuidem dos seus, existe sinais de algum parente ou amigo que pode estar mentalmente perturbado? Se sim, ajudem-no, assim você poderá estar ajudando não só um parente ou um amigo, como também estará salvando vidas, pois nunca se sabe qual o próximo doente que segurará uma arma em suas mãos.

2 comentários:

  1. ISSO TUDO E O FIM DO MUNDO QUE TA CHEGANDO , DEPOIS TUDO ISSO SO ACONTECE PORQUE TA FALTANDO DEUS NAS NOSSAS VIDA , FILHOS DEVERIAM IR NA IGREJA . AS MAES DEVERIAM CRIAR SEUS FILHOS DENTRO DA IGREJA
    EVANGELICA ONDE SE SEGUE A BIBLIA , MESMO ASSIM NAO ESTAMOS LIVRES DA ACAO MALIGNA DO SATANAS .
    FORA DA IGREJA . VIVEMOS COMO QUEREMOS ,POR ISSO ACONTECE MUITAS COISAS RUINS

    ResponderExcluir
  2. A familia em si não tem tanta culpa, pelo fato de não ter um controle sobre seu filho, ainda mais quando ele já se acha adulto e independente. É como um jovem que se inicia no mundo das drogas, seus pais pouco poderam fazer para ajudar esse jovem, não seria impossivel, mas muito dificil quando se acha independente. E quanto a religião, ai sim os pais teriam que levar seus filhos para igreja e mantê-los, e não deixar solto para aos 12 anos começar a curtir baile funk.

    ResponderExcluir